Pesquise neste blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

COMO AGIR EM UMA ABORDAGEM POLICIAL

Fonte: www.facebook.com/humorpolicial

http://olinguarudo.zip.net/images/Abordagem

- “O Policial apontou a arma para mim! Que absurdo!!”
O q você queria? Uma rosa? Nenhum absurdo cidadão, nossa abordagem é feita desse jeito depois de anos de aperfeiçoamento, é isso que é ensinado nas escolas de Policia, isso é procedimento padrão. Policiais já morreram recebidos a tiros em abordagens.

- “Mas eu não sou vagabundo!”
Não vimos nada escrito em sua testa, você é suspeito até que constatemos o contrário, e isso só é constatado depois que a abordagem termina.

- “Mas é constrangimento ilegal!”
Seu direito termina quando o direito de outro começa. Segurança é sempre prioridade, ou seja, entre seu constrangimento e nossa segurança, prevalece nossa segurança. Não se sinta constrangido, TODOS estão sujeitos a abordagens.

- “Mas vocês podem muito bem abordar com as armas abaixadas, é rápido levanta-las se o abordado reagir.”
Não, não podemos. Realmente é rápido levanta-las, porem a pontaria fica extremamente comprometida, lembre-se que um tiro perdido pode acertar um inocente.
Iremos abaixar as armas assim que tivermos certeza de que não representa um risco.

COMO AGIR DURANTE UMA ABORDAGEM POLICIAL

1 - FIQUE CALMO.

Em hipótese alguma tente fugir!
Não faça cara feia, não questione, nunca o chame de “cara”, “colega”, “parceiro”, “mano?”. Lembre-se que ele não te conhece!
Não diga coisas do tipo: Eu sou trabalhador! Eu sou estudante! Isso não irá ajudar nem um pouco, muito pelo contrário, todo vagabundo criminoso fala isso quando está sendo preso, o Policial deve e irá tirar sozinho, a conclusão sobre sua índole quando a abordagem acabar.
Muitos mitos cercam uma abordagem policial, siga os passos a seguir e provavelmente verá que a maioria é mentira e não terá problemas.


2 - NÃO MEXA EM NADA.
Atitudes como colocar as mãos nos bolsos ou dentro das calças para tirar uma carteira com medo de que durante a revista o Policial pense que seja uma arma, por exemplo, podem desencadear uma reação brusca dos Policiais, mantenha suas mãos sempre onde os Policiais possam ver, fique parado e siga o próximo passo.


3 - OUÇA ATENTAMENTE E OBEDEÇA AS ORDENS.
Este passo é muito importante, é mais fácil fazê-lo com destreza quando se esta calmo (passo 1).
Ouça as ordens, se não ouvir diga alto “NÃO ESCUTEI” ou aguarde ele repetir a ordem, faça simplesmente o que lhe foi ordenado fazer. Geralmente são ordens do tipo: Mãos na cabeça/Mãos na parede; De costas para mim; Abra bem as pernas (*é para abrir beeeeeem!); Olhe para baixo; Um ao lado do outro/Mais para a esquerda/Direita...


4 – RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS.
É para RESPONDER!! Não é pra fazer perguntas. Fique apenas calado e responda o que o Policial lhe perguntar, ele provavelmente ira fazer perguntas durante a revista pessoal.
NÃO MINTA!! Se tiver drogas em algum lugar diga logo, as consequências serão bem piores se o próprio Policial encontrar (e geralmente encontra).
É normal o Policial “barganhar” com o abordado, provocar, ser irônico, não bata boca, ele está vendo sua febre, isso o ajuda a identificar criminosos, geralmente quem está errado começa a demonstrar ansiedade, nervosismo.
Lembre-se nessas situações, vc não deve nada, ignore as barganhas e apenas responda.


5 – DURANTE A REVISTA:
Não fique se contorcendo, é normal os Policiais revistarem próximos a partes intimas por motivos óbvios, não estamos nem um pouco interessados em vc, mas infelizmente geralmente escondem drogas nesses locais, não é por melindre que não vamos revistar.
Não fique falando que objetos tocamos, não vamos confundir seu isqueiro com uma submetralhadora se assustar e atirar nas suas costas, sabemos como é um isqueiro!
Não questione! Policiais femininas podem SIM revistar homens assim como Policiais homens podem revistar mulheres, evitamos fazer isso para evitar constrangimentos, não por ser ilegal, mas se não houver outro jeito a revista será feita em quem for!

OBSERVAÇÕES:


*Não se sinta ofendido com as abordagens, entenda que é para a sua própria segurança.
Hoje abordamos vc, mas já prendemos muitas pessoas armadas em abordagens que poderiam machucar vc ou sua família, abordagem é um jeito eficaz de identificar possíveis criminosos.


Apenas coopere seguindo os passos, quanto mais cooperar, mais rápido a abordagem acabará.

*Você não é obrigado a carregar sua identidade, mas é obrigado POR LEI a se identificar corretamente, recomendo que ande sempre com seu RG, ou no mínimo decore o número do mesmo.


O Policial irá checar seu nome, se ele tiver problemas em encontrar seu cadastro vc está sujeito a acompanha-lo até a Delegacia local.

*Acreditamos que direitos humanos são para humanos direitos, geralmente damos tratamento bom para cliente bom.


Não apoiamos violência gratuita contra CIDADÃOS DE BEM muito menos malandragem, a mídia não mostra isso, mas na Polícia a ENORME maioria são ótimos e honestos, porém mostrar Policiais fazendo coisas boas não da IBOPE.


Se mesmo depois de seguir todos esses paços religiosamente, se o policial checou seu nome e nada constou, se vc não tem má fama pelos próprios Policiais ou na região, se vc é REALMENTE INOCENTE, e mesmo assim foi agredido ou roubado: Denuncie a viatura, espere o momento que a viatura estiver partindo e veja o prefixo, anote o local e horário, não é necessário tentar olhar o nome dos policiais.


Evite olhar essas informações durante a abordagem, evite fazer ameaças, deixe passar.
Ligue imediatamente ao 190 e faça uma denúncia, la vc será orientado como proceder.


Mas lembre-se, se agir de má fé com denúncias, estará sujeito a sanções penais. Faça a coisa certa.





Curta nossa página no Facebook - Instinto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO ...

PODE AINDA APROVEITAR ESSE ESPAÇO PARA FAZER DENÚNCIAS