Pesquise neste blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Polícia apreende mais de duas mil armas na Grande Fortaleza em 2012

Fonte: G1

Foram apreendidas 2.225 armas em 2012, segunda secretaria. 

Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará mostram que até o mês de outubro de 2012 foram apreendidas 2.225 armas na Região Metropolitana de Fortaleza. Em todo o ano de 2011, as apreensões de armas totalizaram 2.912.


Mesmo com o número de apreensão de armas, o índice de violência na cidade também aumentou. Até outubro deste ano foram registradas 1.342 mortes violentas, enquanto que durante todo o ano passado os homicídios totalizaram 1.107. De acordo com a SSPDS, 82% dos assassinatos cometidos em Fortaleza foram com armas de fogo.

Para Marcos Silva, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal da Ceará (UFC), quando existe uma tendência de aumento no número de homícidios e uma diminuição na quantidade de armas apreendidas, há uma estagnação da polícia em algum ponto. "É preciso haver um trabalho em conjunto dos órgãos de segurança pública com a população, criar políticas que não só atenda o policial, mas também dialogue com a população".
saiba mais

De acordo com o pesquisador, a população sente uma "forte sensação de insegurança e uma certa desconfiança no trabalho das autoridades policiais". Além disso, segundo ele, é necessário pensar em uma política de fiscalização na entrada de armas no Estado para coibir o contrabando e diminuir o uso de armas ilegais.

Para intensificar as apreensões, o governo do estado instituiu um "bônus": para cada arma apreendida, o policial recebe entre R$ 100 a R$ 300. De acordo com o delegado Andrade Júnior, coordenador operacional da Secretaria de Segurança do Estado, além desse incentivo, houve um trabalho "intenso" no combate ao tráfico de drogas no Ceará, o que pode refletir na diminuição de violência."Acreditamos que em médio prazo diminuiremos o número de homícidios no estado".

A população também pode fazer entrega de armas em troca de remuneração nos seguintes endereços:

PM – 5º Batalhão de Polícia Militar – Fortaleza, Rua: Antonio Pompeu, 555, Centro, Fortaleza, CE
PC – Divisão de Homicídios, Rua Juvenal de Carvalho, 1125, Fatima, Fortaleza, CE
PC – Delegacia Geral, Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza, CE
PM – Comando Geral da Policia Militar – QCG, Av Aguanambi, 2280, Fátima, Fortaleza, CE
PM – Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCOM, Av Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, Fortaleza, CE
PM – 6º Batalhão de Policia Militar – Conjunto Esperança, Av Penetração Oeste, 1020, Conjunto Esperança, Fortaleza, CE
PF – SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL – CEARÁ (SR/DPF/CE) – FORTALEZA
PRF – Superintendência PRF no Ceará – FORTALEZA


Curta nossa página no Facebook - Instinto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO ...

PODE AINDA APROVEITAR ESSE ESPAÇO PARA FAZER DENÚNCIAS